terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ambiguidades...

- Por Filipa Barros -

Nunca, jamais, em tempo algum pensei em ser 'apenas mãe' (e continuo a não pensar!), mas estar com a minha pequena parece-me muito certo...

Não trabalhar não faz parte dos meus planos, comecei a contar carros com 16 anos para ter algum para as minhas coisas, já tive dois e até três trabalhos ao mesmo tempo, já tirei um mestrdo e este ano entrei num doutoramento. Tenho sempre várias atividades e por isso ser 'apenas mãe' sempre esteve, e está, fora de questão, até porque não tenho pais ricos e já não adianta ir ao BES...

A minha licença já acabou, mas como (in)felizmente estou desempregada posso continuar a ser eu a ajudar a minha pequena neste enorme desafio de conhecer o mundo. Já me disseram que é melhor ela estar com 'especialistas' que vão puxar muito mais por ela, que não vou ter tempo para procurar trabalho, que a socializção só lhe faz bem, e por aí fora. Mas eu penso que pelo menos no primeiro ano ela estará sempre melhor comigo, já para não falar que os especialistas recomendam que os pequenos fiquem com alguém de família até aos 3 anos, a relação um-para-um tem muito mais benefícios que uma socialização precoce, até porque eles, assim pequenos, não têm interesse nenhum uns no outros. Responder a anúncios, procurar trabalho, quem sabe até novos projetos poderei faze-lo nas sestas ou à noite. Esta situação permitiu-me, para já, poder amamentar em exclusivo até aos seis meses, ajudá-la a sentar pela primeira vez, vou ser eu a introduzir os alimentos e quem sabe até ver os primeros passos.

Mas a vida não é cor de rosa e às flores e as contas chegam todos meses, Enquanto houver subsídio tudo bem, mas vai acabar... Até já visitei todos os berçários aqui perto, duns gostei mais de outros menos, algumas pessoas inspiraram-me confiança outras nem por isso... Agora é muito mais trabalhoso estar com um bebé do que nos primeiros meses, requerem muito mais atenção, só querem brincar e eu passo os dias com ela, ao sabor das suas necessidades.

Poderão dizer que quero ficar com ela por mim, mas não, é por ela! O melhor para mim seria poder ir ao ginásio de manhã, ter tempo de trartar da casa e das refeções, procurar e encontrar um trabalho, ter conversas de adultos com adultos, mas isso não é o melhor para ela.

O melhor para ela é estar comigo, é ter a minha atenção 24 horas por dia mesmo que eu tenha vontade de a mandar pela janela para ir voar um bocadinho enquanto eu respiro. O melhor é uma relação de um-para-um que satisfaça as suas necessidades, frustrações e contrariedades chegarão a seu tempo. O melhor é ter o meu colinho quando a birra de sono é tão grande que se deve ouvir do outro lado da rua. Porque o melhor para qualquer bebé é estar com a sua mãe, mesmo que isso não seja o melhor para a mãe. Mas para qualquer mãe o melhor é o que for melhor para o seu bebé!




1 comentário:

Silvia Silva disse...

Eu também gostava muito de poder ficar com o meu bebé até 1 ano!!