quarta-feira, 30 de julho de 2014

Momentos que se poderão perder

_ Por: Regina Freitas _ Mãe dos gémeos


É complicado conseguir gerir a vida pessoal quando ambos os pais trabalham numa área em que não existem horários fixos, mas sim turnos, e onde as palavras fim de semana e feriado não fazem sequer parte do vocabulário do dia-a-dia.

Como faremos para os ir buscar à creche? Como faremos com o carro? E no fim de semana? E se por qualquer motivo não tivermos com quem os deixar no fim-de-semana?
Neste momento estamos à mercê de uma invasão de mil perguntas e escassas respostas. No meu subconsciente ecoa "A solução é mudar de área", mas para o meu subconsciente tenho uma resposta pronta: "Não é possivel." Ele insiste... já não lhe respondo.

Com os meus botões fico a pensar como será a vida dos meus filhos, dos meus twins... Não estarão connosco ao fim-de-semana, ao contráro de todos os seus amiguinhos, a não ser que a nossa vida dê uma reviravolta.
Chegará a uma altura em que irão interrogar-nos acerca do motivo pelo qual não nos vêem tanto quanto gostariam... Por vezes iremos trabalhar e eles ficarão a chorar, pois naquele dia não se lembram que a nossa familia é diferente neste aspecto...

Tenho a certeza que  iremos ficar com o coração despedaçado quando não estivermos com eles a abrir as prendas na manhã de Natal, junto ao pinheirinho enfeitado por eles, não poderemos assistir à felicidade estampada nos seus pequenos rostos e não iremos ver o brilho dos seus olhares; pois estaremos a trabalhar com um sorriso nos lábios, enquanto que a nossa alma estará a soluçar de tristeza.


A lágrima soltou-se descontrolada...

Temos inúmeros sonhos e planos para os nosso filhos, certamente que muitos deles serão realizáveis, mas para que tal acontecça teremos de abdicar de tanto, teremos de superar tantos obstáculos, por vezes não será fácil, mas haveremos de encontrar soluções, conseguiremos compensar os nossos meninos pela nossa ausência inerte de culpa, esperando que entendam.

Até hoje nunca tinha realmente pensado tão abruptamente sobre este assunto. Seria tudo tão mais fácil se tivéssemos um emprego dito "normal".
Sei que não somos o único casal, com filhos, a trabalhar nesta mesma área, se outros conseguem, nós também iremos conseguir, mas neste momento já divago apenas sobre os momentos que perderemos, pois esses, sim, serão mais importantes que outra coisa qualquer. Em primeiro lugar estarão sempre os nossos filhos.


1 comentário:

Zabou disse...

Pois é linda, infelizmente é mesmo assim a vida, temos que trabalhar para o sustento e felicidade dos pimpolhos... É verdade que os dias de lazer nem sempre correspondem quando se trabalha numa área como a tua mas não te podes sentir culpada, pois é esse o teu trabalho e como isto anda dá te feliz por teres trabalho :)... Os momentos com os teus pimpolhos terão um sabor ainda melhor e será mais bem aproveitado e um dia mais tarde eles nunca te vão julgar e sim vão compreender que se os papás não estavam é porque tinham que trabalhar, mas sempre que estavam livres era com eles que passavam todo o tempo de sobra. Muita coragem linda, beijinho :)