domingo, 27 de julho de 2014

O Pó de Talco aprova!

- Por Cristina Baptista-

Durante a nossa gravidez foi frequente surgir a questão: quais os produtos que vão usar com os vossos filhotes? Compramos um daqueles conjuntos que trazem a mala de maternidade? Compramos num site de descontos? Os produtos de bebé de "supermercado" são adequados? Estas e muitas questões do mesmo género assaltaram-nos durante muito tempo.

A pele do bebé é muito diferente da dos adultos e por isso exige cuidados específicos. Para além de ser visivelmente mais fina, imatura e de possuir menos pelos, tem também menos glândulas sudoríparas. Os melanócitos (células responsáveis por produzir a substância que dá cor à pele) também funcionam mais lentamente. Assim, a pele do bebé é muito sensível às alterações de temperatura, à luz solar, ao vento, ar condicionado, pó e microorganismos. A capacidade de defesa da pele contra estes agentes é muito limitada, razão pela qual teremos de ser nós a zelar pela sua protecção, evitando alguns agentes e cuidando da pele da forma mais adequada possível.

Num próximo post vamos falar dos banhos, dos cuidados com o sol e de outros temas que envolvem a pele, mas hoje queremos apenas partilhar alguns produtos que descobrimos ser essenciais para cuidar da higiene dos nossos bebés.

3 pontos fundamentais:
- é importante que limpem bem, sem agredir a pele.
- é importante que hidratem (a pele do bebé não possui camada lipídica desenvolvida).
- é importante que protejam.

HIGIENE BÁSICA - Soro fisiológico, compressas estéreis, compressas de tecido não tecido, óleo natural (de amêndoas doces, por exemplo), toalhitas, creme lavante, creme hidratante e creme barreira para a muda de fralda.

Nos primeiros tempos de vida, ao mudar a fralda podemos utilizar compressas embebidas em água morna. Há quem use posteriormente a 1ª água (foi o meu caso) e só de seguida as toalhitas. As compressas estéreis  e o soro fisiológico servem para limpar olhinhos com "ramelas" que tendem sempre a aparecer. O óleo natural usa-se para hidratar e pode ser aplicado na água do banho em vez do creme lavante enquanto são muito pequeninos.

As mães do Pó-de-Talco são praticamente unânimes em recomendar a marca URIAGE para bebé, pois foi aquela que reuniu maior consenso e satisfação entre nós. Para além dos produtos serem hipoalergénicos e próprios para bebés, o cheirinho é delicioso!

Para a minha filhota comprei e utilizo o creme lavante, o creme hidratante, o creme de rosto e o perfume (só aplico na roupa).
As toalhitas que reuniram maior consenso nos primeiros dias de vida foram as Dodot Sensitive, sem perfume, sem agentes agressivos para a pele sensível e que limpam muito bem.
O soro fisiológico, compressas e óleo de amêndoas doces encontram facilmente em qualquer bom supermercado, farmácia ou parafarmácia (nestas últimas tendem a ser mais em conta).

Finalmente, o creme barreira! Usamos de várias marcas, a maioria com bons resultados: Bepanthene, Mitosyl, Halibut, Barral, Corine de Farme. A minha favorita pessoal, que tão bons resultado vi dar em tantos bebés (Eryplast, da Lutsine) revelou-se um flop na minha bebé. Não sei porquê, mas não se deram bem...Ainda assim, julgo que pelas provas dadas continua a ser uma boa aposta. Para casos desesperados de eritema da fralda, a maioria das mamãs (felizmente aqui não houve esse problema) usaram da ISDIN o Nutraisdin ZN 40. Infalível.


Para a próxima falamos das nossas experiências com as várias marcas de fraldas!

PS- este post não teve qualquer patrocínio das marcas mencionadas. Falamos apenas do que gostamos no mercado.

Sem comentários: