segunda-feira, 21 de julho de 2014

Amamentação e Aleitamento - as nossas experiencias #8

- Por Liliana Cerqueira -

Vou começar por contar-vos como foi e continua a ser a minha experiência com a amamentação. Eu também faço parte do clã das mamãs que pensava que amamentar seria a coisa mais fácil do mundo, que era só sacar da mama e pronto já está, mas as coisas não foram tão fáceis assim.
O meu bebé mamava tanto que eu não tinha tempo de descansar o peito. Cheguei a ficar com o peito ferido, e chorava só de pensar que em menos de 3 horas teria de dar novamente o peito. Doía tanto mas tanto! E depois com a descida do leite?? Não havia discos de amamentação que aguentassem tanto leite; acordava encharcada e muitas vezes tinha medo de sair à rua e ficar com a roupa cheia de leite... e isso chegou mesmo a acontecer. Com o passar dos dias tudo se começou a controlar e já não tinha aquele exagero todo, mas mesmo passado 4 meses e meio ainda não posso pensar em livrar-me dos tais discos de amamentação.

Adoro poder dar o meu alimento ao meu mais-que-tudo, não há nada melhor do que ele estar no meu peito e a olhar para mim com aqueles olhos tão lindos e inocentes !

Também posso dizer que tive muita sorte de ele pegar sempre bem na mama desde o nascimento, e nunca liguei a horas, quando ele tinha fome mamava e pronto. Às vezes também tinha medo de o leite ser fraco (embora hoje saiba que não existe leite fraco) por haver N pessoas a confrontarem-me com essa possibilidade por ele mamar muito, mas eu nunca fiz grande caso porque sabia que ele ficava bem só com o meu leite. As pessoas adoram opinar, adoram ser contraditórias, mas eu sempre segui o meu instinto de mãe e assim é que deve ser...

Não há ninguém que faça melhor por eles do que nós, não há maior amor do que o amor de mãe, venha quem vier! Amor de mãe é o mais puro e sincero, o mais genuíno!!

Hoje, com 4 meses e meio, é lindo e gorduchinho, cheio de dobrinhas boas, e o melhor de tudo: é Feliz e não precisa de saber falar para eu saber, porque eu sinto!!!