terça-feira, 22 de julho de 2014

Amamentação e aleitamento - as nossas experiências #9

- Por: Rita Rua-

Pensei que à segunda vez fosse diferente…
Estava preparada (pensava eu), quer corresse bem, quer corresse mal!!
Tinha tudo o que era preciso para que a amamentação corresse bem, estava bastante bem informada e tinha tudo o que me facilitava a amamentação (vontade, almofada, conchas, mamilos de silicone, máquina, suplementos, chás, …). Desta vez pensei mesmo que ia conseguir, que ia ser diferente. Tinha que ser diferente!

Pois não foi nada diferente, foi tudo igual, foi tudo pior…
Ela pegava bem, tudo parecia diferente, mas mais uma vez eu não tinha colostro quando a minha filha nasceu, e assim foi durante a minha estadia no hospital. Desta vez evitei ao máximo dar “o suplemento”, mas chegou a um ponto em que já não era evitável… tive de dar. 
Em casa, passados muitos dias, tive a subida de leite e insisti, insisti muito, insisti durante algum tempo, se calhar devia ter insistido mais… Depois acabei por parar, desisti… só me fazia mal a mim e a ela. Ainda assim, não consegui aceitar! Como era possível ser derrotada pela segunda vez? Foi muito triste… principalmente também porque uma grande maioria das pessoas que me encontravam na rua ou me visitavam insistiam em relembrar-me do assunto, com as perguntas da praxe: "tens maminha para ela?", "então e é a peito ou...?", "...??"... mas enfim, já passou!

Agora, estou em paz com este assunto… porque, afinal, não é a forma como alimentas o teu filho que define a mãe que és! 
Uma mãe que dá o seu leite quer tanto de bom para o seu filho como uma mãe que dá leite artificial!
Como ouvi alguém dizer um dia: “tu és a melhor mãe que o teu filho pode ter” ;) .

1 comentário:

Unknown disse...

Rita, uma Mãe realmente não se define por dar leite adaptado ou leite materno. O que uma boa Mãe deseja é o melhor para o seu filho e se o melhor fôr LA, qual o problema? Tu tentaste, eu tentei, simplesmente não foi possivel. Estão a crescer fortes e saudáveis, é o que interessa! :)