segunda-feira, 21 de julho de 2014

E então? Como se vai chamar?

- Por Cristina Baptista-


Há interesses que temos e que não se explicam. Eu gosto de nomes desde que me lembro. Não sei de onde veio esta curiosidade, mas a verdade é que saber os nomes das pessoas, pensar sobre isso, ver como se ajustam (ou não) à personalidade, o que significam, etc. foi sempre uma parte importante da minha vida. Tenho o livrinho dos significados, visito blogues sobre esta temática, sigo de perto as tendências (ou não trabalhasse eu com recém nascidos) e consulto com alguma regularidade a lista dos nomes próprios permitidos em Portugal, que é actualizada com frequência pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN). É claramente um dos meus temas de conversa favoritos!
Oh por favooooor... estarão muitos a pensar. Para o que lhe havia de dar! Fiquei muito contente por descobrir que há imensa gente com este interesse particular, quer entre os meus amigos pessoais, quer no grupo que criámos, quer pela blogosfera. Aos interessados, visitem o Nomes e mais Nomes em http://nomesportugueses.blogspot.pt/.

No que a nomes diz respeito, as escolhas são quase sempre conservadoras. Basta consultar as listas dos TOP's nacionais para perceber que há um enorme consenso e que existe um conjunto de nomes comuns em determinada época que largamente se destacam dos restantes. Estamos na época da Maria, da Leonor, da Matilde, Mariana e Carolina. Do João, do Martim, do Francisco, Santiago, Tomás e do Pedro.

E se a maioria gosta deste consenso, o que dizer de quem prefere nomes menos comuns? Xiiiiiii, vou abrir a caixa de Pandora... Não é que não ache bonitos os nomes que estão agora na moda (Leonor foi sempre o meu favorito para menina até...virar moda.) Nada tenho contra quem gosta de um padrão, aliás, o meu marido é desta opinião, mas pura e simplesmente eu não consigo. Com tantos nomes bonitos, com significados lindos, porquê sermos monótonos? Porque não ser diferente? Porque não arriscar?
Respeito de igual forma quem escolhe um nome habitual e quem gosta de nomes "fora da caixa". Posso gostar mais ou menos, mas respeito todos. Como costumo dizer, eu gosto dos nomes do "baú". Nomes antigos, caídos em desuso, do tempo das trisavós. Para mim, são como as jóias empoeiradas e esquecidas a que basta dar uma limpeza e puxar pelo brilho.

Podem imaginar a saga que é escolher um nome para o nosso primeiro filho quando se sofre disto??? :)
Foi muito difícil chegar a uma decisão para a nossa menina. Ainda antes de conhecermos o sexo do bebé já havia várias hipóteses para ambos, mas a concórdia parecia impossível. Foi assim que optei por fazer duas listas com os nomes que mais gostava para menino e menina, de onde o meu marido seleccionou os que mais gostava (ainda hoje alvo de muita risota...). É claro que eu sempre torci abertamente pelos meus favoritos. Ele compreendeu-me, fizemos algumas cedências de parte a parte e assim surgiu a luz ao fundo do túnel (se bem que ele às vezes ainda torce o nariz e não sabe bem como embarcou na minha ideia).

Quando revelei a escolha confesso que estava à espera que a recepção fosse muito difícil. E não é que foi bastante fácil? É claro que houve estranheza, vozes discordantes, pedidos de "por favor não façam isso à criança", mas confesso que estava à espera de muito pior. E surpreendentemente para mim, foram muitos os que apreciaram, muita gente que genuínamente nos deu os parabéns pela escolha pouco usual (até na caixa do supermercado). Sabem que mais? Neste caso em particular, pouco importa. É agradável quando sentimos nos outros ressonância com aquilo que pensamos, mas se fosse isso que procurava, era muito mais fácil de obter se lhe tivesse chamado Maria (ou pelo menos, mais provável). Não era e nunca foi. O que tentei sempre foi dar-lhe um nome bem cimentado na cultura Portuguesa, que não fosse muito usual, nem demasiado "estranho", que tivesse um significado bonito e se conjugasse bem com os apelidos.

Curiosos? Em 2012, foram registadas 29 meninas com este nome (mais 15 que no ano anterior). É um nome derivado do latim e significa literalmente o "amanhecer", sendo o nome da Deusa romana responsável por este fenómeno. Significa ainda "o começo de algo novo". É belo, poético e para mim, perfeito.
A minha filha chama-se Aurora.
E os vossos? Contem-nos tudo!

"A daughter was born, and they called her Aurora. Yes, they named her after the dawn, for she filled their lives with sunshine."
Sleeping Beauty, Disney (1959) frame sketch.

13 comentários:

Hoje Vou Casar Assim disse...

E acompanhamos a leitura do post com esta música :) http://www.youtube.com/watch?v=2Sb8WCPjPDs

Acho Aurora um nome bonito e encantador!

E também sou das maluquinhas que gostam deste assunto dos nomes ;p

Arménia Santos disse...

Eu acho lindo! ;-)

Unknown disse...

Escolher os nomes é tarefa difícil. Fiz uma lista e em conjunto fomos eliminando os q menos agradavam, sobraram 3 eram os 3 lindos foi mt difícil mas la chegámos a um consenso. E la veio o Duarte.

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Cristina, muito obrigada pelo link e, acima de tudo, muitos parabéns pela escolha do nome - Aurora é belíssimo! :)

Unknown disse...

Também gosto de nomes diferentes e fora do comum e sempre quis que a minha filha se chamasse Mel, mas deveria ter nascido 3 anos depois e esse nome já seria autorizado! :(
Também fizemos uma lista com os nomes que mais gostávamos, mas caímos no erro de pedir opinião ao resto da família e assim, entre Lea, Maria do Mar e Matilde conseguimos acertar em cheio naquele que viria a ser um dos nomes mais usados nos últimos anos!!!

Joana Cunha disse...

Adoro a temática,adoro a tua escolha!Amo mesmo!
No meu caso, para menina o nome está escolhido desde que eu tinha uns 10 anos...e tive a sorte do marido gostar, o que mais podia querer?!
Depois engravidei, o nome fica completamente na moda, mas decidimos ir em frente, é tradicional, nobre, bonito, meigo e forte ao mesmo tempo..e acima de tudo é a realização de um sonho. A nossa filha chama-se Maria Leonor, e que bem que sabe dizê-lo :)

Ni disse...

Obrigada!!!

Ni disse...

Obrigada! A tua filhota também tem um nome lindo e super original :)

Ni disse...

Muito dificil mesmo! Ufff! Parabéns pelo Duarte!

Ni disse...

Obrigada Filipa! Pelo elogio e pela visita! É uma honra ter-te por cá:)

Ni disse...

Stela, Matilde também é o meu preferido dos 3! Os nomes que actualmente estão mais na moda têm a grande vantagem de ser lindíssimos!

Ni disse...

A "culpa" é da princesa Leonor de Espanha! Lolol Se não fosse ela, tenho impressão que hoje teríamos outra Leonor no grupinho :)

Lua disse...

Antes desta bebé ter nascido estive grávida e perdii... mas já nessa altura concordavamos e falavamos na Carlota e assim foi! ;) Sempre soubemos que os nossos filhos não teriam nomes comuns.