quarta-feira, 16 de julho de 2014

Socorro! O meu bebé está com um comportamento muito estranho!


fotografia: Caroline Tran

- Por: Patrícia Oliveira - 

Tudo começa às poucas semanas de vida, quando o ritmo do bebé parece alterar-se completamente. Já achávamos que o conhecíamos, mas de repente começa a chorar mais vezes do que o normal. Será que é fome ou será que é outra coisa qualquer? Será que está com alguma dor?
Em certos casos, até podemos questionar-nos se o nosso leite será suficiente e se o bebé ficará saciado depois de mamar. Para além disso, é a "altura ideal" para outras pessoas começarem a dar palpites acerca da produção de leite ou de outros assuntos relacionados… o que torna tudo ainda mais complicado.

Pois, quando o bebé parece querer mamar mais vezes (podendo até ser de hora em hora), pode estar a passar por um pico de crescimento, que tanto pode durar 2 dias como 1 semana. Não significa que há um problema connosco ou com o bebé, mas sim que ele precisa de se alimentar em mais quantidade do que o habitual, precisamente para crescer mais do que o habitual. E, no caso de amamentarmos, a produção de leite adaptar-se-á às necessidades do bebé. O que é importante é que, no caso de percebermos que ele tem fome, lhe dêmos de mamar, de forma a estimularmos a produção.

É normal que nestas fases surjam muitas dúvidas, e também por isso é bom sabermos que os outros bebés e as outras mães passam pelo mesmo.

Para além dos picos de crescimento, há os saltos de desenvolvimento, que podem ser ainda mais complicados de ultrapassar e de gerir. O bebé chega aos 4 meses e tal (aproximadamente) e começa a ter um comportamento estranho: pode ficar mais impaciente, pode acordar mais vezes de noite e fazer mais birras de sono durante o dia, pode parecer que rejeita a mama, pode não responder da mesma forma de antes aos mesmos estímulos.
Com todas estas alterações de comportamento, nem sempre é fácil manter a calma. No entanto, ajuda saber que ao final de umas semanitas tudo passará. A verdade é que nada voltará a ser como dantes, porque durante este tempo os nossos bebés desenvolvem-se imenso, ficando a parecer que de repente passam a fazer uma série de coisas novas: por exemplo, rebolar, agarrar os pés e metê-los na boca, manipular objectos com mais destreza, palrar mais, etc. e tal.

Mais tarde haverá mais saltos de desenvolvimento, surgindo um logo aos 6 meses, sensivelmente. Nem dá tempo para descansar do anterior!

Pois é... os nossos bebés estão a crescer, umas vezes de forma gradual e outras vezes mais repentinamente do que gostaríamos. 
A verdade é que gostamos do resultado final, mas até lá é preciso haver muita paciência e, claro, muitos muitos miminhos :)

2 comentários:

Joana Cunha disse...

Birras, muitas birras! Está estranhamente birrenta :D

Mamã C. disse...

Que lindo <3